Powered By Blogger

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Liliana n.o 21 - Andy Warhol


Andy Warhol nasceu em Pitsburgo, Persilvânia. Era filho de pais da Eslováquia que migraram para os E.U.A durante a Primeira Grande Guerra. Andy tinha dois irmãos mais velhos, Ján e Pavol, que também nasceram na Eslováquia. Viviam na Rua Beelen, 55, e mais tarde na Rua Dawson, 3252 em um bairro de Pitsburgo.

Em seus primeiros anos de estudos, Warhol teve coreia, uma doença do sistema nervoso que provaca movimentos corporais anormais e falta de coordenação. Quando ficava de cama, desenhava, ouvia rádio e colecionava imagens de estrelas de cinema ao seu redor. Para ele esse período foi muito importante no desenvolvimento de sua personalidade.

Após algum tempo, mudou para Nova York onde trabalhou como ilustrador de importantes revistas, fez anúncios publicitários e displays para vitrines de lojas. Foi aí que começou uma carreira de sucesso como artista gráfico ganhando diversos prêmios.

Andy reinventou a pop art. Reproduzia imagens do cotidiano como as garrafas de Coca-Cola. Tabém reproduzia os rostos dos artistas famosos como Michael Jackson, Elvis Presley, Pelé. Além disso, usava materiais descartáveis como partes de sua obra.

Em 1968, Valerie Solanas, a fundadora e único membro da SCUM ( Sociedade para eliminar os homens ) invadiu o estúdio de Andy e acertou-o com três tiros. Mas os tiros não o matam e Warhol se recupera.

Em 1987, Warhol fez uma operação à visícula biliar, um òrgão que fica perto do estômago. A operação correu bem mas Andy Warhol morreu no dia seguinte.



Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Andy_Warhol, http://educacao.uol.com.br/biografias/andy-warhol.jhtm e http://www.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário